Salão de Atos da UFRGS

1) Projeto: Salão de Atos daUFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Unidades complementares: Cinema Universitário-Planetário – Sala II – Plenarinho

Obra/objeto: Retirada de todas as poltronas existentes; Retirada dos revestimentos dos pisos, vinílicos e carpete; Regularização do contra piso; Descarte ecologicamente correto dos carpetes e vinílicos; Instalação dos carpetes e instalação das poltronas e cadeiras.

2) Breve Histórico:

O Salão de Atos teve sua conclusão em 1957, foi criado para sediar as atividades que qualifiquem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, além de promover a interação com a Sociedade.

O prédio do “grande auditório” pertence à composição arquitetônica do edifício da Reitoria da UFRGS, mantendo o compromisso de aproximar a comunidade universitária e a população de Porto Alegre, a partir das incontáveis atividades acadêmicas e culturais que ali acontecem.

Em agosto de 1988, foi reinaugurado após dois anos de reformas, onde a principal mudança foi estabelecer um plano inclinado que unindo o palco ao mezanino, proporcionasse uma nova configuração espacial, ampliação da boca de cena, oferecendo condições de visibilidade e confortopara toda a platéia, agora em três níveis. Houve com isso o surgimento da Sala II, pequeno auditório, embaixo desse plano inclinado.

Em 2015, face às necessidades de modernização, atualização ergonômica e adequação às normas de acessibilidade e segurança, deu-se a segunda reinauguração dos espaços, após a substituição das 1162 poltronas do Salão de Atos e 241 poltronas da Sala II, desse total, 15 foram destinadas a obesos. Além das substituições das poltronas foram substituídosaproximadamente 3.000m² de carpetes.

3) Nosso Trabalho:

Consistiu em cumprir esta nobre missão, fornecendo, instalando, readequando e removendo este quantitativo de poltronas e carpetes. Atendendo integralmente todos os requisitos e as exigências de ergonomia, segurança, acessibilidade, conforto e sustentabilidade.

Para a Metro Office Corporate foi um grande desafio, cumprido plenamente dentro do prazo estipulado. No dia 11 de junho de 2015 o Salão de Atos foi mais uma vez reinaugurado, no Unimúsica 2015/série Irreverentes, com o prestigiado show -Clara Crocodilo- de Arrigo Barnabé, que materializou todas as expectativas depositadas no projeto.

A Metro Office Corporate agradece toda a confiança nela depositada pela UFRGS. Conheça a seguir, alguns tópicos deste significante espaço acadêmico e cultural de Porto Alegre, destinado ao desenvolvimento social e cultural da nossa sociedade.

4) Imagens e comentários do espaço concluído:

As melhorias realizadas focaram no conforto, na segurança, na acessibilidade e principalmente no PPCI. Aproximadamente 3000m² de carpetes e 2000 poltronas foram substituídas. As poltronas atuais são mais confortáveis e ergonômicas. Foram acrescidas poltronas para pessoas com mobilidade reduzida e “Love-seats”. Hoje, o Salão de Atos da UFRGS e a Sala II contemplam espaços especiais para cadeirantes.

Outra melhoria implantada foi a substituição das luzes do ambiente por lâmpadas LED, garantindo economia de energia e conforto luminotécnico. Os novos carpetes, que revestem o interior e os acessos ao Salão de Atos e a Sala II, são de última geração, de fácil manutenção, contando com a segurança do tratamento antichamas

Acima, as poltronas “Love-seats” para pessoas com mobilidade reduzida e espaços especiais para cadeirantes. Todos atendendo integralmente a norma ABNT NBR 9050:2015 (Acessibilidade às edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos)

Todas as poltronas fornecidas contam com tratamento antichamas, em conformidade com ABNT NBR 9178:2015 (Determinação das características de queima (Velocidade de combustão)). Além disso, possuem a Identificação de fileiras, poltronas e corredores. Objetivando a facilidade de localização aos espectadores. Os assentos e encostos rebatíveis de forma sincronizada proporciona total segurança, mais conforto e dinamizam o acesso aos assentos.